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Você Conhece o Web Design Responsivo?

26/08/2013


Acessar sites pelo smartphone ou tablet virou uma rotina entre as pessoas tanto no Brasil quanto no mundo. A popularização nos preços dos eletrônicos fez com que grande parte dos internautas obtivesse o poder de compra destes aparelhos, aumentando assim, os acessos entre os sites que antes apenas eram visualizados pelo computador.

A partir de então foi detectada a necessidade de adaptar os sites antes acessados apenas por PC para outros tipos de plataforma visando um melhor desempenho da visualização para o usuário da internet.

Foi desta maneira que surgiram os sites responsivos, ou seja, independente da plataforma a qual será acessado, o site irá reconhecer e se adaptar ao navegador utilizado. Este procedimento veio facilitar, pois em vez de criar um site específico para o acesso em dispositivos móveis (mobile) e outro para os desktops você cria somente um site que irá se adaptar a diversos navegadores com a mesma qualidade de visualização.

De acordo com o Mestre em Interação Humano-computador, Eduardo Brandão, em matéria publicada em seu site, existe diversas vantagens nos sites do tipo responsivo, seguem algumas:

- O design responsivo permite que você tenha apenas um site que pode ser visualizado tanto em um computador quanto em um smartphone. Dessa forma, quando o usuário acessa um site responsivo, o dispositivo determina qual a melhor maneira de exibir a página.

- Além de se ajustar aos diferentes tamanhos de tela, o site responsivo também tem a vantagem de ser consistente. Como o conteúdo básico do site é sempre o mesmo, independente da plataforma utilizada, os usuários têm uma experiência mais uniforme (pois ela é similar entre diferentes dispositivos). Dessa forma, as pessoas não precisam aprender a usar o site novamente, quando ela vai de um dispositivo para outro.

- Outra vantagem é o fato do site responsivo possuir apenas uma URL, o que a torna simples e mais fácil de compartilhar ou linkar. Com o design responsivo, sempre que alguém compartilhar um link, não importa como (ou através de qual dispositivo) ele chegou até aquele site - o usuário sempre vê o site que for melhor para o dispositivo. Essa URL única também é mais fácil para rastrear através de ferramentas de analytics, além de não ser necessário se preocupar com redirecionamentos para outros dispositivos.

- Através do design responsivo, é possível manter o site ”à prova de futuro”. Ou seja, quando um novo dispositivo surgir, será preciso apenas adicionar uma nova folha de estilo CSS e algumas linhas de código e pronto!

Agora que você conhece o site responsivo e deseja ter ou atualizar o seu site, entre em contato com a Construir Sites e solicite o seu orçamento.

Crescimento das Lojas Virtuais no Brasil

22/08/2013



As lojas virtuais sugiram em meados dos anos 90, mas apenas recentemente viraram febre no Brasil. A facilidade no pagamento com a utilização de cartão de crédito e boleto bancário, além de outras plataformas financeiras, é um incentivo a mais para os chamados “e-consumidores”. A comodidade de comprar sem sair de casa, escolher com calma os produtos e até mesmo a facilidade em pesquisar os preços mais baratos, são itens que fazem as pessoas aderirem cada vez mais a este tipo de compra.

O chamado comércio eletrônico também é uma ótima oportunidade para os pequenos empresários. Além de ser um meio eficiente de compra e venda, as inúmeras ferramentas possibilitam uma concorrência justa com o grande comércio varejista e é um investimento que garante o lucro devido ao mercado promissor.

Quanto mais o consumidor sente-se seguro com a compra, mais ele vai comprar, ou seja, a tendência é que as pessoas se adequem com os procedimentos de compra e venda da loja virtual, deste modo a demanda será maior para àqueles que investem nessa área.

Veja aqui os dados estatísticos para o ano de 2012 com base no site EcommerceOrg:

Usuários da Internet - aumento de 650%

Além de representar o grau de penetração da Internet na sociedade brasileira, o número de pessoas com acesso à Internet é a base sob a qual se sustenta o crescimento do ecommerce. Em 2001 nós ultrapassavamos a barreira de 12 milhões de pessoas com acesso a Internet. Este número representava, na ocasião, 7,6% da população brasileira. Já em 2012, deveremos fechar o ano com mais de 90 milhões de pessoas conectadas a web, considerando-se todos os principais canais de acesso: residenciais, no trabalho e nas lan-houses, segundo dados do Ibope Nielsen. Esse número representa mais de 45% da população brasileira e um salto de 650% em relação ao número de usuários em 2001. O que está diretamente relacionado à próxima métrica fundamental.

Compradores da Internet - aumento de 3.536%

No ano de 2001 comemorávamos a superação da barreira de um milhão de usuários. 1,1 milhão para ser mais exato, o que representava na ocasião pouco mais de 0,6% da população brasileira. Segundo dados da empresa eBit, fecharemos 2012 com cerca de 40 milhões de consumidores on-line, o que representa mais de 20% da população e nos leva ao crescimento de 3.536% no período de 11 anos. Esse fabuloso aumento na base de econsumidores demonstra a intensidade com a qual o brasileiro abraçou o ecommerce e que propiciou também a expansão do faturamento, conforme a métrica seguinte.

Faturamento do ecommerce - aumento de 4.400%

Em 2001, o ecommerce B2C faturou no Brasil pouco mais de 0,5 bilhão de reais, o que sequer despertou interesse na mídia em geral, principalmente pelo fato de que as pessoas estavam ainda impactadas pela quebradeira geral de empresas ponto-com ocorrida nos Estados Unidos na virada do milênio. Mas o fato é que a semente do ecommerce germinou e cresceu cada vez mais forte. A uma taxa média de crescimento ao redor de 30% ao ano, as vendas do varejo on-line deverão fechar 2012 com cerca de 22,5 bilhões de reais o que nos leva a soberba taxa de crescimento de 4.400% no período de 12 anos. Você conhece algum setor que tenha crescido com taxas sequer parecidas em tão pouco tempo?

*Com informações de: http://www.e-commerce.org.br/

 

Nova Lei Regulamenta Regras Básicas do Comércio Eletrônico

13/08/2013

Comprar pela internet ficou mais seguro desde que o Decreto nº 7.962 entrou em vigor em maio deste ano com o objetivo de reduzir os problemas com as lojas virtuais gerados por sites mal intencionados.

Até então, os consumidores buscavam auxílio no Código do Consumidor e em leis criadas em 1990, porém estas leis já não se adequavam ao cenário atual e com o crescimento da internet e da demanda no e-commerce, muitos golpes eram aplicados nos compradores virtuais.

O decreto tem como principal foco ampliar o direito de arrependimento do consumidor com um prazo de até sete dias para comunicar o cancelamento do negócio e solicitar a devolução do dinheiro. A loja virtual deve informar como proceder nestes casos e entrar em contato imediatamente com a instituição financeira do cliente informando o cancelamento da compra.

Além disso, torna-se de caráter obrigatório disponibilizar em locais de fácil visualização no site, informações precisas sobre produtos e serviços aos consumidores, incluir o endereço físico e eletrônico, CNPJ e demais informações necessárias para localização.

Ainda de acordo com as novas regras, o site deve manter um Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC eletrônico, para a resolução de qualquer dúvida, reclamação ou cancelamento de contratos.
As empresas que descumprirem tais regras estão sujeitas a multas, apreensão dos produtos, cassação do registro e da licença do estabelecimento.

*Link direto para o decreto: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1034424/decreto-7962-13

Profissionais da Construir Sites Ganham o Primeiro Lugar em Maratona de Programa

07/08/2013

Alysson Paiva, Bruno Souza e Lucas Cezar foram presenteados pela participação

Os profissionais da Construir Sites Alysson Paiva, Bruno Souza e Lucas Cezar, participaram do Chrome Hackathon promovido pela Google na sua sede em São Paulo e levaram o primeiro lugar na categoria remota a nível nacional com o aplicativo Localizei.me. O evento aconteceu no dia 27 de abril de 2013 com a presença remota do GDG João Pessoa, via Hangout. O desafio consiste em reunir programadores com o objetivo de criar aplicativos inovadores e utilizáveis.

O Localizei.me é um aplicativo de geolocalização capaz de encontrar os principais pontos ao seu redor, seja restaurantes, hotéis, hospitais entre outros. De acordo com Bruno Souza, a ideia de criar um aplicativo de localização veio em um momento de descontração quando o criador da GDG João Pessoa perguntou onde seria o almoço e desta pergunta veio a inspiração.

Segundo Lucas Cezar, independente do local o aplicativo pode ajudar mesmo que a pessoa não tenha referência nenhuma de localização, sendo assim, não vai precisar se preocupar com transporte ou alimentação. Além disso, ele destaca que foi uma experiência diferente e desafiadora, na qual a própria empresa disponibilizou-se a trabalhar em equipe fora do expediente.

“Acredito que o maior motivo que nos levou ao primeiro lugar foi a ideia. Criamos algo que pode ser usado no dia a dia das pessoas. Nem mesmo o Google estava preparado para o nosso aplicativo, pois a versão atual do Chrome não suportava o nosso “app”. Porém vi um grande interesse por parte da Google em nosso aplicativo e isso é muito gratificante para a minha equipe e para a Construir Sites. Aconselho a todos a participarem de qualquer que seja o desafio ou campeonato, pois o reconhecimento é muito gratificante.”, completou Alysson Paiva.

*Ranking:
Categoria Remota + Presencial (aqui concorreram todos os apps que não ganharam na categoria presencial):
1. Geolocation+POI on map (Bruno Souza, Alysson Paiva, Lucas Cezar e Silas Monteiro);
2. Access control using QR code + WebRTC (Alexandre Ricardo Serna Quinto, Franklin Javier, Gianpaulo Malagrino Soares e Leonardo Lima Araújo);
3. Reader for AreaH magazine (Witalo Rebouças, Jonny Campos, Daniel Silva Santos e Anelito Souza Nery Filho).

*Link para acessar o aplicativo Localizei.me:
https://chrome.google.com/webstore/detail/localizeime/ihappndkmffngabclkkpebgnbchlbhjg/related?utm_source=chrome-ntp-launcher