Blog da Construir

Atualize-se com informações sobre a nossa empresa.

Você Conhece o Web Design Responsivo?

26/08/2013


Acessar sites pelo smartphone ou tablet virou uma rotina entre as pessoas tanto no Brasil quanto no mundo. A popularização nos preços dos eletrônicos fez com que grande parte dos internautas obtivesse o poder de compra destes aparelhos, aumentando assim, os acessos entre os sites que antes apenas eram visualizados pelo computador.

A partir de então foi detectada a necessidade de adaptar os sites antes acessados apenas por PC para outros tipos de plataforma visando um melhor desempenho da visualização para o usuário da internet.

Foi desta maneira que surgiram os sites responsivos, ou seja, independente da plataforma a qual será acessado, o site irá reconhecer e se adaptar ao navegador utilizado. Este procedimento veio facilitar, pois em vez de criar um site específico para o acesso em dispositivos móveis (mobile) e outro para os desktops você cria somente um site que irá se adaptar a diversos navegadores com a mesma qualidade de visualização.

De acordo com o Mestre em Interação Humano-computador, Eduardo Brandão, em matéria publicada em seu site, existe diversas vantagens nos sites do tipo responsivo, seguem algumas:

- O design responsivo permite que você tenha apenas um site que pode ser visualizado tanto em um computador quanto em um smartphone. Dessa forma, quando o usuário acessa um site responsivo, o dispositivo determina qual a melhor maneira de exibir a página.

- Além de se ajustar aos diferentes tamanhos de tela, o site responsivo também tem a vantagem de ser consistente. Como o conteúdo básico do site é sempre o mesmo, independente da plataforma utilizada, os usuários têm uma experiência mais uniforme (pois ela é similar entre diferentes dispositivos). Dessa forma, as pessoas não precisam aprender a usar o site novamente, quando ela vai de um dispositivo para outro.

- Outra vantagem é o fato do site responsivo possuir apenas uma URL, o que a torna simples e mais fácil de compartilhar ou linkar. Com o design responsivo, sempre que alguém compartilhar um link, não importa como (ou através de qual dispositivo) ele chegou até aquele site - o usuário sempre vê o site que for melhor para o dispositivo. Essa URL única também é mais fácil para rastrear através de ferramentas de analytics, além de não ser necessário se preocupar com redirecionamentos para outros dispositivos.

- Através do design responsivo, é possível manter o site ”à prova de futuro”. Ou seja, quando um novo dispositivo surgir, será preciso apenas adicionar uma nova folha de estilo CSS e algumas linhas de código e pronto!

Agora que você conhece o site responsivo e deseja ter ou atualizar o seu site, entre em contato com a Construir Sites e solicite o seu orçamento.